Pesquisa Ipsos-Ipec divulgada nesta sexta-feira (26) avaliou como os brasileiros acreditam que o governo federal deve agir em relação ao Pix, mediante ameaça de novas tarifas impostas pelos Estados Unidos.
Para 73% dos entrevistados, o governo brasileiro deve manter o Pix exatamente como está. Para este grupo, nenhum país deveria interferir no sistema de pagamentos nacional.
Ao mesmo tempo, 19% dos que responderam ao questionário disseram que o governo deveria fazer pequenas adaptações para evitar conflitos comerciais com Washington.
Já 8% afirmaram que não sabem ou não responderam ao questionário.
O Pix foi citado como um dos motivos para a recomendação de taxação de 25% sobre importações brasileiras, anunciada em 1º de junho. O relatório do órgão norte-americano afirma que o método de pagamento é “injusto e discriminatório” com empresas do país.
Após o anúncio, o governo federal saiu em defesa do instrumento. O PT chegou a apresentar uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) com o objetivo de garantir a soberania nacional sobre os sistemas de pagamento operados pelo Banco Central, como o Pix.
Já o ex-deputado Eduardo Bolsonaro, defendeu que o Brasil negociasse saídas com os Estados Unidos, lembrando que o país também possui sistemas semelhantes para pagamentos instantâneos, mas afirma que “jamais substituiria o Pix“.
Metodologia
Foram ouvidas 2.000 pessoas, entre os dias 13 e 17 de junho, por meio de . A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada com recursos do próprio instituto.
